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Laje Alveolar R4 : Perguntas e Respostas

Preços, Dimensões, Ábacos de Cálculo, Utilização, Transporte, Manuseio, Montagem. Tudo sobre lajes alveolares.

Laje Alveolar R4. Perguntas Frequentes e Respostas.

Quando escolher por laje alveolar?
Área mínima de lajes. Acima de 100 m2 este tipo de laje já se torna econômica. Vão de laje / Escoramento. É recomendada para obras que querem evitar escoramentos e desejam velocidade de obra, com custo competitivo. Para sobrecargas elevadas é uma excelente opção para qualquer vão de laje. Atinge vãos de até 20m, e sobrecargas que variam de 100 Kgf/m2 até 5.000 Kgf/m2. Velocidade de Montagem. O índice usual de montagem é de 300m²/dia por equipe de montagem. Por dispensar escoramentos, a opção por lajes alveolares acelera o ritmo da obra, liberando os pavimentos rapidamente para os serviços de acabamento. Acabamento inferior. A laje alveolar apresenta excelente acabamento inferior, dispensando serviços adicionais para a maioria das aplicações. Custo. A laje alveolar apresenta excelente custo benefício, sendo uma laje que esta em crescente utilização no Brasil. Nos EUA e na Europa já representam até 50% das lajes vendidas nestes mercados.
Como é produzida a laje alveolar ?

A laje alveolar é produzida com um tipo especial de aço, denominado aço para protensão. É produzida em pistas com 120m de comprimento em um único painel, por extrusão, e depois cortada. As fotos abaixo ilustram o processo de fabricação dos painéis alveolares. 1 – Cordoalha – aço para protensão. 2 – Cabeceiras de protensão. 3 – Pista com laje alveolar já extrudada. 4 – Pista com cordoalhas sendo posicionadas para fabricação de lajes. 5 – Macaco de protensão de cordoalhas.

Qual a altura ideal de laje alveolar?
Um erro comum é achar que quanto menor a altura da laje, mais econômica ela é. Consulte nosso depto técnico. Teremos prazer em auxiliar na escolha mais adequada para a sua obra.
Como é recortada a laje alveolar ?
Corte de Painéis Alveolares.

Corte de Painéis Alveolares.

Os painéis alveolares são cortados por discos diamantados, em qualquer dimensão ou ângulo de corte, em máquinas especiais para este fim.  

Como é cobrada a laje alveolar? Como calcular a área de lajes alveolares?
As lajes alveolares são fabricadas em largura de 1,25m, e comprimento variável. Se necessário, os painéis de lajes são recortados para ficarem com largura de projeto. A laje alveolar é cobrada pelo comprimento de cada painél x 1,25m de largura, independente da largura da laje que vai para a obra. Àrea de Lajes Alveolares = Comprimento do Painel Alveolar x 1,25m
O que é contra-flecha? Quanto é a contra-flecha da laje alveolar?
As lajes alveolares apresentam um leve curvatura para cima no meio do vão, devido às cargas de protensão e a esbeltez dos painéis alveolares. Esta curvatura é denominada por contra-flecha. As contra-flechas são, basicamente, geradas de acordo com o módulo de elasticidade do concreto na hora de liberar a protensão e corte dos painéis alveolares (Fase de Fabricação). Atualmente não exitem parâmetros de norma para contra-flechas. Dado um mesmo projeto, um mesmo fck de fabricação de lajes alveolares, as contra-flechas podem variar de acordo com : Durante a fabricação : – A quantidade de água : o módulo de elasticidade inicial do concreto que é extremamente sensível à quantidade de água do concreto; – A temperatura média do dia em que foram fabricadas; – O tempo em que os painéis alveolares ficaram sem carga de protensão (durante o processo de fabricação); – O vão, que quanto maior, mais difícil é controlar as contra-flechas. Pós-fabricação : – A contra-flecha pode ainda alterar durante o transporte das peças da fábrica até a obra. Como vemos, é difícil pré-determinar ou controlar a contra-flecha em peças protendidas tão esbeltas como as lajes alveolares. Após a concretagem do capeamento, com o peso próprio do mesmo, a contra-flecha tende a diminuir. Olhando-se por baixo é difícil se verificar esta curvatura. Recomenda-se medir antes de concretar o capeamento para verificar o capeamento médio das lajes alveolares.
Quais os cuidados no transporte da laje alveolar?
O principal cuidado diz respeito ao empilhamento de painéis alveolares : 1. Os painéis devem ser empilhados separados por peças de mesmas dimensões (obrigatoriamente). 2. Os apoios devem ficar em torno de 30cm a 50cm das extremidades painéis alveolares. 3. Os apoios dos painéis devem ter o mesmo alinhamento, evitando que as peças superiores sobrecarreguem as inferiores. 4. Manter pilhas distante uma das outras pelo menos 10cm, para evitar que colidam durante o transporte. Transporte de Laje Alveolar.
Como é feita a montagem da laje alveolar?
Montagem : Laje Alveolar.

Montagem : Laje Alveolar.

Para dimensionamento de equipamento de montagem, considerar : Peso próprio do painel alveolar h15 : 225 Kgf/m². h20 : 275 Kgf/m². h26 : 320 Kgf/m². h30 : 375 Kgf/m². A montagem é feita colocando-se um painel encostado no outro. O capeamento acrescenta cerca de 125 Kgf/m² ao peso dos painéis.  

Qual o apoio mínimo para a laje alveolar?
Por norma, o apoio de lajes deve ser de 50% da altura da laje utilizada.
Preciso engastar a laje alveolar na estrutura?
As lajes alveolares trabalham com apoio isostático em 90% dos projetos, sem engastamento nas vigas de apoio. Em casos especiais é possível incorporar a armadura do capeamento à armadura das vigas, fazendo-se as vigas trabalharem em seção tipo “T”.
A Laje Alveolar dispensa o uso de escoramentos ?
Esta é uma das grandes vantagens em se trabalhar com a laje alveolar. A laje dispensa escoramentos em todas as etapas construtivas, para vãos de até 19m (h40).  
É possível dispensar o uso de capeamento na laje alveolar ?
Para lajes de forro é possível dispensar a utilização do concreto de capeamento. O custo dos painéis alveolares aumenta, devido à perda da contribuição do capeamento para a resistência estrutural da laje. Porém, a laje resultante fica ligeiramente mais barata que a laje com capeamento.
É possível fazer furos na laje alveolar para passagem de tubulações?
É possível desde que não se rompam as cordoalhas protendidas da laje. Pode-se furar para utilizar os alvéolos dos painéis para passagem de instalações. As armaduras protendidas não ficam na região dos alvéolos.
Quais as funções do capeamento da laje alveolar? Como executar?
O capeamento deve seguir as seguintes etapas executivas : 1. Alinhamento de contra-flechas. Executado com um torniquete no meio do vão ou em três regiões do vão da laje, conforme foto abaixo. ATENÇÃO : Esta etapa é de fundamental importância para um bom acabamento na superfície inferior da laje. Algumas obras não executam o alinhamento por acreditar que as lajes já vieram com bom alinhamento de fábrica. Porém, com o peso de concretagem do capeamento as contra-flechas podem se acentuar, e a laje ficar visivelmente desalinhada pós cura do concreto de capeamento. Torniquetes de Alinhamento. 2. Concretagem dos vãos entre os painéis alveolares. Nesta etapa sugerimos executar da seguinte forma: – Preencher com uma argamassa seca o fundo do vão entre os painéis. Tem a função de evitar que nata escorra para o fundo da laje, quando do lançamento do concreto de capeamento. – Preencher o vão entre as lajes com argamassa de cimento convencional. – Retirar os torniquetes. Pronto, a laje estará alinhada e solidarizada, pronta para receber o concreto de capeamento estrutural. 3. Lançamento da tela de capeamento. Lançar a tela de capeamento conforme projeto executivo. A tela tem a função de distribuir a sobrecarga entre diversos painéis de laje alveolar. 4. Lançamento do concreto de capeamento. Lançar o concreto de capeamento conforme projeto estrutural. Normalmente o concreto de capeamento é de 5cm. Porém, como os painéis alveolares têm contra-flecha, recomenda-se estimar em 6,5cm de espessura média de capeamento (lâmina média), sendo 5cm no meio do vão e 7cm nas extremidades. Principais funções do capeamento. O capeamento da laje alveolar tem basicamente duas funções : – Função estrutural : contribuí na resistência final da laje. – Função de acabamento : nivela a laje, deixando-a pronta para receber o piso. Em algumas obras opta-se por utilizar o capeamento como piso final.

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