+55 11 9-9966-1735 ( Vendas ) comercial@r4tecno.com.br
R4 - Laje Alveolar - Perguntas Frequentes e Respostas.

Laje Alveolar R4 Perguntas e Respostas

Ábacos de lajes alveolares, Utilização, Transporte, Manuseio, Montagem.
Tudo sobre lajes alveolares.

Laje Alveolar R4.
Perguntas Frequentes e Respostas.

Quando escolher por laje alveolar?

Normalmente a escolha pela laje alveolar leva em conta os seguintes parâmetros :

Área mínima de lajes.
Sob o ponto de vista de área mínima, a laje alveolar fica realmente econômica a partir dos 250 m² de área de obra. É possível executar obras de 100m², porém, o custo de montagem da laje (custo com guindaste ou munk) será diluído em uma área menor, e portanto, o custo por m² de obra será mais elevado.

Vão de laje.

– Vãos menores que 5,0m : A laje alveolar é uma opção para obras que necessitem de velocidade (dispensa a utilização de escoramentos), lajes com sobrecarga elevada, ou obras com pé-direito elevados (grande custo de escoramentos). Lajes que utilizam escoramentos costumam ser mais econômicas nesta faixa de vão;

– Vãos de 5,5m a 7m : A laje alveolar apresenta custos bastante competitivos;

– Vãos acima de 7m : Normalmente a laje alveolar é uma excelente opção em termos econômicos.

Sobrecarga.
A laje alveolar é especialmente interessante para :
– Vãos menores que 5,0m – sobrecargas >= 300Kgf/m²;
– Vãos maiores que 6,0m – qualquer sobrecarga.

Velocidade de Montagem.
O índice usual de montagem é de 300m²/dia por equipe de montagem.
Por dispensar escoramentos, a opção por lajes alveolares acelera o ritmo da obra, liberando os pavimentos rapidamente para os serviços de acabamento.

Acabamento inferior.
A laje alveolar apresenta excelente acabamento inferior, dispensando serviços adicionais para a maioria das aplicações.
Estuque é comum em obras de alto acabamento, com superfície de concreto aparente.

Qual a altura ideal de laje alveolar?

Um erro comum é achar que quanto menor a altura da laje, mais econômica ela é.

A armadura protendida de uma laje alveolar é dividida em cerca de 5 classes.
As primeiras 3 classes são as mais econômicas.
A partir daí, se a arquitetura permitir, prefira trabalhar com uma laje alveolar de altura maior, é mais econômico.

Como é produzida a laje alveolar ?

A laje alveolar é produzida com um tipo especial de aço, denominado aço para protensão.
É produzida em pistas com 120m de comprimento em um único painel, por extrusão, e depois cortada.
As fotos abaixo ilustram o processo de fabricação dos painéis alveolares.

Obras com Laje Alveolar.

1 – Cordoalha – aço para protensão.
2 – Cabeceiras de protensão.
3 – Pista com laje alveolar já extrudada.
4 – Pista com cordoalhas sendo posicionadas para fabricação de lajes.
5 – Macaco de protensão de cordoalhas.

Como é recortada a laje alveolar ?
Corte de Painéis Alveolares.

Corte de Painéis Alveolares.

Os painéis alveolares são cortados por discos diamantados, em qualquer dimensão ou ângulo de corte, em máquinas especiais para este fim.

 

O que é contra-flecha? Quanto é a contra-flecha da laje alveolar?

As lajes alveolares apresentam um leve curvatura para cima no meio do vão, devido às cargas de protensão e a esbeltez dos painéis alveolares. Esta curvatura é denominada por contra-flecha.

As contra-flechas são, basicamente, geradas de acordo com o módulo de elasticidade do concreto na hora de liberar a protensão e corte dos painéis alveolares (Fase de Fabricação).

Atualmente não exitem parâmetros de norma para contra-flechas.

Dado um mesmo projeto, um mesmo fck de fabricação de lajes alveolares, as contra-flechas podem variar de acordo com :

Durante a fabricação :

– A quantidade de água : o módulo de elasticidade inicial do concreto que é extremamente sensível à quantidade de água do concreto;
– A temperatura média do dia em que foram fabricadas;
– O tempo em que os painéis alveolares ficaram sem carga de protensão (durante o processo de fabricação);
– O vão, que quanto maior, mais difícil é controlar as contra-flechas.

Pós-fabricação :

– A contra-flecha pode ainda alterar durante o transporte das peças da fábrica até a obra.

Como vemos, é difícil pré-determinar ou controlar a contra-flecha em peças protendidas tão esbeltas como as lajes alveolares.

Após a concretagem do capeamento, com o peso próprio do mesmo, a contra-flecha tende a diminuir.

Olhando-se por baixo é difícil se verificar esta curvatura. Recomenda-se medir antes de concretar o capeamento para verificar o capeamento médio das lajes alveolares.

Quais os cuidados no transporte da laje alveolar?

O principal cuidado diz respeito ao empilhamento de painéis alveolares :
1. Os painéis devem ser empilhados separados por peças de mesmas dimensões (obrigatoriamente).
2. Os apoios devem ficar em torno de 30cm a 50cm das extremidades painéis alveolares.
3. Os apoios dos painéis devem ter o mesmo alinhamento, evitando que as peças superiores sobrecarreguem as inferiores.
4. Manter pilhas distante uma das outras pelo menos 10cm, para evitar que colidam durante o transporte.

Transporte de Laje Alveolar.

Como é feita a montagem da laje alveolar?
Montagem : Laje Alveolar.

Montagem : Laje Alveolar.

Para dimensionamento de equipamento de montagem, considerar :

Peso próprio do painel alveolar
h15 : 225 Kgf/m².
h20 : 275 Kgf/m².
h26 : 320 Kgf/m².
h30 : 375 Kgf/m².

A montagem é feita colocando-se um painel encostado no outro.

O capeamento acrescenta cerca de 125 Kgf/m² ao peso dos painéis.

 

Qual o apoio mínimo para a laje alveolar?

Por norma, o apoio de lajes deve ser de 50% da altura da laje utilizada.

Preciso engastar a laje alveolar na estrutura?

As lajes alveolares trabalham com apoio isostático em 90% dos projetos, sem engastamento nas vigas de apoio.

Em casos especiais é possível incorporar a armadura do capeamento à armadura das vigas, fazendo-se as vigas trabalharem em seção tipo “T”.

A Laje Alveolar dispensa o uso de escoramentos ?

Esta é uma das grandes vantagens em se trabalhar com a laje alveolar.
A laje dispensa escoramentos em todas as etapas construtivas, para vãos de até 19m (h40).

 

É possível dispensar o uso de capeamento na laje alveolar ?

Para lajes de forro é possível dispensar a utilização do concreto de capeamento.
O custo dos painéis alveolares aumenta, devido à perda da contribuição do capeamento para a resistência estrutural da laje. Porém, a laje resultante fica ligeiramente mais barata que a laje com capeamento.

É possível fazer furos na laje alveolar para passagem de tubulações?

É possível desde que não se rompam as cordoalhas protendidas da laje.
Pode-se furar para utilizar os alvéolos dos painéis para passagem de instalações.
As armaduras protendidas não ficam na região dos alvéolos.

Quais as funções do capeamento da laje alveolar? Como executar?

O capeamento deve seguir as seguintes etapas executivas :

1. Alinhamento de contra-flechas.

Executado com um torniquete no meio do vão ou em três regiões do vão da laje, conforme foto abaixo.

ATENÇÃO : Esta etapa é de fundamental importância para um bom acabamento na superfície inferior da laje.

Algumas obras não executam o alinhamento por acreditar que as lajes já vieram com bom alinhamento de fábrica. Porém, com o peso de concretagem do capeamento as contra-flechas podem se acentuar, e a laje ficar visivelmente desalinhada pós cura do concreto de capeamento.

Torniquetes de Alinhamento.
2. Concretagem dos vãos entre os painéis alveolares.

Nesta etapa sugerimos executar da seguinte forma:
– Preencher com uma argamassa seca o fundo do vão entre os painéis.
Tem a função de evitar que nata escorra para o fundo da laje, quando do lançamento do concreto de capeamento. – Preencher o vão entre as lajes com argamassa de cimento convencional.
– Retirar os torniquetes.

Pronto, a laje estará alinhada e solidarizada, pronta para receber o concreto de capeamento estrutural.

3. Lançamento da tela de capeamento.

Lançar a tela de capeamento conforme projeto executivo.
A tela tem a função de distribuir a sobrecarga entre diversos painéis de laje alveolar.

4. Lançamento do concreto de capeamento.

Lançar o concreto de capeamento conforme projeto estrutural.
Normalmente o concreto de capeamento é de 5cm. Porém, como os painéis alveolares têm contra-flecha, recomenda-se estimar em 6,5cm de espessura média de capeamento (lâmina média), sendo 5cm no meio do vão e 7cm nas extremidades.

Principais funções do capeamento.

O capeamento da laje alveolar tem basicamente duas funções :
– Função estrutural : contribuí na resistência final da laje.
– Função de acabamento : nivela a laje, deixando-a pronta para receber o piso.
Em algumas obras opta-se por utilizar o capeamento como piso final.

Outras Dúvidas ? Entre em contato conosco !

Faltou algo para o seu projeto?
Fale conosco !

< Contato Depto Técnico >
venda de saldo de lajes.

Pré-laje armada.
Não necessita de escoramentos.
Vão = 4,50m  Sobrecarga = 500 Kgf/m2.
comercial@r4tecno.com.br
ou 11 9-9966-17735

×